A mão que balança o berço

O que faz as ações subirem? Apenas nos primeiros 45 dias de 2018, US$171bi foram gastos pelas empresas comprando suas próprias ações nas bolsas americanas. Para se ter uma idéia, este valor supera o volume em todo o ano de 2009, menor valor da série.
A recompra das ações é em geral feito com excedente de caixa, valoriza as ações e conota confiança da empresa nos rumos do próprio negócio. De outra forma, pode ser visto como incapacidade da empresa de saber o que fazer com o dinheiro que possui, ao que argumentar-se ia por que não distribuí-lo como dividendos aos acionistas, como é comum em indústrias maduras.
O que causa estranheza é que o capital destas recompras recentes é o caixa repatriado, que outrossim poderia estar sendo usado para reduzir o endividamento da empresa, a menos no curto prazo.
Não fosse suficiente, segundo o Societé General, terceiro maior banco francês, entre 2010 e 2014, gastou-se US$300bi nestas recompras de ações, enquanto a dívida destas empresas aumentou US$600bi. Ou seja, 50% do dinheiro tomado de empréstimo durante a maior crise recente dos EUA foi consumido para inflar os preços das ações. Ele não comprou uma única máquina, não gerou um único emprego, apenas aumentou a dívida e valorizou o papel que representa a ação da empresa. Como esta dívida tem que ser paga, é sempre mais sábio investí-lo em bens de capital que gerem um fluxo de caixa positivo compensatório do risco assumido.
Como a onda de 2010-2014 deveu-se aos QE, quantitative easing, ou estímulos monetários do banco central americano (Federal Reserva, ou FED), e a última deveu-se a repatriação do caixa; não parece haver mais o que esperar para manter o mercado subindo, e o berço balançando. Logo antes do que tarde, o choro deve recomeçar.

Link para o artigo original: https://www.zerohedge.com/news/2018-02-17/years-stock-buybacks-are-already-bigger-all-2009s

bender

View posts by bender
analista gráfico de ativos financeiros. ex-cliente de Home Broker para ações e seus derivativos. desenvolvedor de algoritmos para previsão de séries temporais financeiras. administrador deste forum.