Blog

Banco central americano faz seu papel

Conforme mostrado aqui, o banco central americano (Fed) já reduziu em US$74bi o tamanho do seu balanço. Isso equivale a uma redução de 1.8% em 6 meses, algo em torno de 3% da meta. Em torno de 60% dessa redução são títulos emitidos pelo governo, cujos dólares retornm aos cofres do banco. Como do nada…

Monday is Fall for the South

Nosso mais recente podcast, detalha as razões que inspiram a continuaçção do movimento de queda iniciado nesta sexta-feira, transformando a correção em um bear market, encerrando o maior ciclo de expanção dos mercados da história americana. Podcast Monday is Fall for the South

Dow Jones à beira do abismo em 23 de Março

Amanhã é Sexta-feira, dia 23 de Março. O topo histórico do Dow Jones Index (DJI) foi atingido em 26 de Janeiro de 2018, em 26.616 pontos. Em correção de 10% (tal qual anunciado por Gerald Celente ainda em 2017 como trends para 2018; eu testemunhei isso), atingiu 23.860 pontos em 8 de Fevereiro. Atualmente encontra-se…

Quo vadis? Crise ou mais crescimento?

A economia brasileira vem saindo de seu recente retrocesso, e a economia mundial vem gradativamente aumentando seu ritmo de crescimento. Este cenário é sim, favorável e inspirador. E tem encorajado empresários e governos a apostar em uma continuidade deste processo, justificando investimentos em infraestrutura ou desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias, os quais tem…

A mão que balança o berço

O que faz as ações subirem? Apenas nos primeiros 45 dias de 2018, US$171bi foram gastos pelas empresas comprando suas próprias ações nas bolsas americanas. Para se ter uma idéia, este valor supera o volume em todo o ano de 2009, menor valor da série. A recompra das ações é em geral feito com excedente…

Até quando sobe o mercado?

Tem sido surpreendente o desempenho do mercado de ações nos últimos anos. Os EUA estão no maior ciclo de expansão registrado, e o mercado triplicou desde o último fundo na crise de 2008. Cada novo record trouxe mais céticos ao mercado, a tal ponto que estes quase não mais se encontram. O mercado continuará assim…

Scroll to top